segunda-feira, 28 de abril de 2014

Um pouco mais sobre o Marco Civil da Internet

Está se tornando repetitivo, mas infelizmente, bater novamente na tecla do Marco Civil da Internet é um mal necessário. Como já deve ser do conhecimento de todos (ao menos deveria) o marco regulatório da internet foi aprovado pelo senado na última terça-feira (22/04/2014) e sancionado pela dona Dilma no dia seguinte no evento NETMundial.

Minha opinião sobre essa desgraça (sim, desgraça) já foi claramente expressada aqui, então tocarei em um outro ponto sobre o Marco Civil: quem o fez.

Está no discurso dos vagabundos também chamados de "políticos", que os "direitos e deveres" do internauta postulados no Marco Cilvil da Internet foram debatidos democraticamente no FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Rede) pelas entidades associadas. Até ai tudo bem. Mas, vejamos algumas da entidades associadas:

- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB
- Central Única dos Trabalhadores – CUT
- Instituto Feminista Para a Democracia - SOS Corpo
- União da Juventude Socialista - UJS
- União de Negros pela Igualdade – UNEGRO
- União Geral dos Trabalhadores - UGT
- União Nacional dos Estudantes - UNE

LISTA COMPLETA: http://www.fndc.org.br/forum/entidades-associadas/ 

A lista completa é muito extensa, mas podemos notar a grande presença de sindicatos e associações de trabalhadores de diversas áreas, grupos de minoria e grupos ativistas, todos em sua grande maioria vermelhinhos (se é que me entendem). Destaque especial para dois grupos recebem verba do governo e pouco parecem preocupados com a alarmante situação do país, a UNE e a UJS.

Ai eu te pergunto: como associações, sindicatos, grupos de minoria, ativistas e capachos vermelhinhos do governo podem ajudar a decidir quais são os "direitos e deveres" dos internautas?

E outra coisa, pra que postular regras na internet? A Constituição Federal, o Código Civil, a Lei Penal, o Código de Defesa do Consumidor, a Declaração Universal dos "Direitos Humanos" e as políticas de conduta dos próprios sites e rede sociais de nada servem? 

A internet está muito bem sem o governo se intrometer, a grande verdade é que na ditadura que vivemos o único lugar onde podemos expressar nossa opinião sem correr risco de vida é na internet, o único lugar onde de fato há manifestações contrárias ao regime é na internet. É justamente por isso que agora a internet brasileira será oficialmente censurada, ao modo Chinês, Venezuelano, Coreano, Cubano e outros países onde o vermelho impera.
LINKS
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/04/netmundial-inicia-com-obrigado-snowden-e-defesa-da-internet-livre.html

 http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/04/23/presidente-dilma-sanciona-marco-civil-da-internet.htm

http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-brasil,dilma-sanciona-marco-civil-da-internet-e-pede-mais-protecao-na-rede,182678,0.htm

http://www.folhapolitica.org/2014/04/apoiadores-do-marco-civil-admitem.html
http://www.folhapolitica.org/2014/03/china-e-russia-apoiam-fala-de-dilma.html
http://www.folhapolitica.org/2013/09/plano-governamental-de-controlar-e.html
http://www.folhapolitica.org/2014/03/projeto-de-lei-autoriza-qualquer.html
http://www.folhapolitica.org/2014/02/dilma-ordena-que-receita-inicie.html
http://www.folhapolitica.org/2013/10/dilma-pediu-urgencia-para-lei-que-pode.html

CONTATO
rafael_ciati@hotmail.com
@Rafael_Ciati
https://www.facebook.com/rafael.ciati

Nenhum comentário:

Postar um comentário