sábado, 19 de julho de 2014

VOO MH17 - De quem é a culpa?

Já deve ser do conhecimento de todos que um avião com 298 pessoas da empresa Malaysia Airlines que saía da Holanda e tinha como seu destino a Austrália foi abatido enquanto sobrevoava o leste ucraniano, região dominada pelos separatistas pró-russia. 

Como a região vive um clima de guerra, logo começaram as acusações de ambos os lados. Afinal, ninguém quer assumir a responsabilidade por 298 vidas inocentes que se foram. Inclusive, cerca de 100 passageiros eram cientistas que iriam participar de um congresso internacional que busca a cura da AIDS, quem sabe até sua cura estivesse naquele avião.

Logo após o conhecimento de que a queda do Boeing 777 foi causada por o disparo de um míssil terrestre, Rússia e Ucrânia começaram o ataque de acusações, ambos têm argumentos a seu favor, retirando-lhes a responsabilidade da morte 298 pessoas. No post de hoje irei justamente mostrar os dois lados, analisar de forma neutra os FATOS e dar um "veredito" sobre quem foi o culpado da queda do voo MH17.

O LADO RUSSO
A mídia russa em geral defende a tese de que o avião foi abatido pelo governo ucraniano. De acordo com eles o real alvo do míssil seria o avião do presidente russo, que de acordo eles é muito semelhante ao Malayia Airlines e que passara pelo local naquele horário. Nas palavras da fonte russa:

“Posso dizer que o avião do presidente russo e o Boeing malaio se intersectaram no mesmo ponto e no mesmo nível de voo. Isso aconteceu perto de Varsóvia no nível de voo 330 numa altitude de 10.100 metros. O avião do Vladimir Putin estava lá às 16h21, hora de Moscou, o avião malaio – às 15h44, hora de Moscou"

FONTE: http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_07_17/M-dia-alvo-dos-quem-abateu-Boeing-777-poderia-ter-sido-avi-o-do-presidente-russo-2784/

Primeiramente vamos analisar se há de fato semelhança entre o avião do Putin e o avião que de fato foi abatido ou se é uma desculpinha esfarrapada:

Boeing 777 da Malaysia Airlines
Avião oficial do Presidente
De fato são parecidos, ainda mais vistos a cerca de 10 mil quilômetros de altura. Quanto ao fato dos dois passarem pelo mesmo local no mesmo intervalo de tempo nem a fonte russa pode confirmar:

"O chefe da Rosaviatsia, Alexander Neradko, rejeitou commentar esta informação, sublinhando que a agência nunca comenta ou fornece informação sobre a rota do avião presidencial".

Já o próprio Vladimir Putin diz que a Ucrânia jamais deveria ter voltado com atividades militares naquela região, sendo assim têm a culpa. Depois desse raciocínio brilhante acho melhor irmos para o lado ucraniano.

O LADO UCRANIANO
O primeiro argumento do lado ucraniano vem do Barack Obama, presidente americano (ou "estadunidense", para os esquerdosos). Segundo ele o avião foi abatido por um míssil de fabricação russa, de nome "Buk":

"Evidências indicam que o avião foi abatido por um míssil terra-ar, lançado de uma área controlada por separatistas apoiados pela Rússia dentro da Ucrânia. Também sabemos que esta não é a primeira vez que isso acontece no leste do país. Nas últimas semanas, separatistas abateram um avião-cargueiro e um helicóptero ucranianos. Assumem que derrubaram um caça. E eles recebem treinamento constante dos russos".

A teoria é consistente, o míssil "Buk" é usado tanto pelos separatistas pró-russia quanto pelo exército ucraniano, e facilmente atingiria o avião. Outro fato "curioso" é que área onde se encontram os destroços do avião - um raio de cerca de 15 km - é dominada pelo separatistas, que não deixam a mídia se aproximar do local, no mínimo suspeito.

Mais um fato é que existe uma ligação telefônica dos separatistas que foi interceptada pelo governo ucraniano, onde um dos soldados admitem que abateram um avião comercial por engano.

Recomendo que assistam as três reportagens abaixo, do Jornal SBT Brasil (que por sinal vem fazendo a melhor cobertura da tragédia):

http://www.sbt.com.br/jornalismo/noticias/43227/Queda-de-aviao-da-Malaysia-Airlines-na-Ucrania-e-investigada.html#.U8p20UBoH1U

 http://www.sbt.com.br/jornalismo/noticias/43228/Aviao-que-caiu-na-Ucrania-nao-teria-como-escapar-de-missil.html#.U8p1W0BoH1U

http://www.sbt.com.br/jornalismo/noticias/43226/Queda-de-aviao-gera-acusacoes-entre-Russia-e-Ucrania.html#.U8p7HEBoH1U

Para piorar a situação russa há vídeo que mostra um lança foguetes, do mesmo tipo que supostamente abateu o avião sendo transportado em direção a fronteira russa com um dos quatro mísseis faltando. Inicialmente achei que o equipamento era do exército ucraniano, mas se traduzir o título do vídeo verá que a seguinte frase está escrita em ucraniano:
"Militantes tiram sistema de mísseis "Buk" para a fronteira com a Rússia"
E o canal que postou é do "Ministério da Administração Interna da Ucrânia", ou seja, o governo ucraniano AFIRMA e tem PROVAS que os separatistas estavam retirando um lança mísseis do seu território com um dos quatro mísseis faltando.


 
 VEREDITO
Depois de ter ouvido os dois lados não resta dúvidas que os argumentos do lado ucraniano são muito mais convincentes, apresentam até provas concretas e reais, sem especulações embasadas na imaginação.

POR ENQUANTO tudo leva a crer que os separatistas pró-russia são os culpados por essa tragédia. Mas, um fato novo sempre pode aparecer...


LINKS
http://blogs.estadao.com.br/radar-global/queda-de-aviao-da-malaysia-airlines-na-ucrania-acompanhe/

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2014/07/aviao-e-abatido-por-missil-e-298-pessoas-morrem-no-leste-da-ucrania.html

http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/vasto-mundo/aerodilma-sera-mais-caro-mas-nao-tao-luxuoso-como-veja-as-fotos-o-aviao-presidencial-russo/

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2014/07/ucrania-e-russia-trocam-acusacoes-sobre-queda-de-aviao.html

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/07/obama-evidencias-indicam-que-aviao-foi-abatido-por-missil.html

ACESSE
https://www.youtube.com/user/blogdorafaelciati
www.blogdorafaelciati.dihitt.com
@Rafael_Ciati
 
CONTATO

 rafael_ciati@hotmail.com
https://www.facebook.com/rafael.ciati

BÔNUS 
Pra fuder fechar com chave de ouro não podemos deixar de falar de uma 3ª teoria sobre abatimento do avião. De acordo com o ex-BBB e hoje deputado federal pelo PSOL Jean Wyllys, o avião poderia ter sido vítima de um ataque HOMOFÓBICO (pausa pra respirar), vamos logo aos seus argumentos:

“Meu olhar sobre o episódio é mais humanitário e menos preocupado com a geopolítica”

 “173 eram da Holanda, país referência no financiamento de projetos e no debate avançado sobre HIV e AIDS, dentre eles, Joep Lange, um cientista reconhecido mundialmente por ter dedicado mais de 30 anos da sua vida à pesquisa sobre o HIV e a Aids”

 “Caso essas informações se confirmem, haverá um impacto dessas mortes nas pesquisas e nas políticas públicas futuras de prevenção e combate à AIDS – e isto é muito grave e desalentador!”

 “o fato de haver especialistas em HIV/AIDS à bordo do avião terá sido uma mera coincidência ou pode apontar para uma outra explicação sobre o abatimento da aeronave numa região da fronteira entre dois países conservadores?”

FONTE: http://www.diariodopoder.com.br/noticias/para-wyllys-aviao-da-malaysia-pode-ter-sofrido-ataque-homofobico/

Depois dessa eu acho melhor encerarmos o post por aqui. Um bom final de semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário