quinta-feira, 19 de março de 2015

Análise das manifestações de 15/03/2015

E aí pessoal, como foi o protesto na sua cidade? Tudo tranquilo e com a presença de milhares de pessoas vestidas de verde e amarelo gritando "FORA PT"? Sem dúvida a resposta será SIM! Afinal, foi desta maneira que ocorreu no Brasil inteiro!!!

Não resta dúvidas que as manifestações de ontem entrarão para os livros de história (se as coisas continuarem do jeito que estão provavelmente como "a maior manifestação golpista, reacionário, elite branca, burguês opressora e COXINHA da história", mas enfim, continuemos), ao lado das Diretas Já, os Caras Pintadas e da Marcha da Família.

NORTE
Começaremos agora uma breve análise de como foi o histórico evento nas cinco regiões do país. Iniciemos pelo Norte do país, que já nas Eleição passada demonstrou uma certa insatisfação com o governo, já que Aécio conseguiu vencer em 2 estados. E ontem, as duas principais capitais da região levaram grande um público, Manaus cerca de 15 mil pessoas e Belém aproximadamente 50 mil indivíduos. As outras capitais também marcaram presença, mas com um número menos expressivo.

Protesto em Manaus / By G1







CENTRO OESTE
Os três estados do Centro-Oeste do país também tiverem grande número de pessoas presentes. Na capital federal cerca de 50 mil manifestantes fizeram pressão em frente ao Congresso Nacional. Já em Goiânia o número foi de 60 mil e em Campo Grande cerca de 32 mil pessoas.

Protesto em Campo Grande / By G1




Protesto em Brasília / By Facebook
SUL
Já o Sul do país, também foi representado por 3 estados, teve grandes públicos nas capitais e em cidades do interior também. Em Porto Alegre, que sabe como ninguém a desgraça que o PT pode causar, (já que a cidade e o estado foram governos por mais de uma década pelo Partido dos Trabalhadores) levou cerca de 100000 mil pessoas as ruas. Na capital catarinense os protestos ocorrem em dois lugares diferentes, somados os dois, temos mais de 50 mil pessoas. Mais próximo ao Sudeste, a capital paranaense levou cerca de 80 mil manifestantes ás ruas, com cidades do interior também levando muitas pessoas as ruas.

Protesto em Curitiba / By Facebook



 NORDESTE
Pra quem dizia que o Nordeste era reduto petista, o dia de ontem mostrou que não é bem assim, sem dúvida os organizadores e o governo não espevam tanta gente contra Dilma e o PT. Como são várias as capitais, acho que uma tabela ficará melhor, eis os públicos:

SALVADOR: 12000
ARACAJU: 1500
MACEIÓ: 10000
RECIFE: 5000
JOÃO PESSOA: 2500
NATAL: 5500
FORTALEZA0: 12000
SÃO LUIS: 3000
TERESINA: sem informações oficias.

Protesto em Maceió / By Savio Lins

Protesto em Fortaleza / By Ivo Lopes
SUDESTE
E como era de se esperar a região Sudeste foi a que levou o maior números de brasileiros as ruas durante todo o domingo, tanto em suas capitais quanto em cidades do interior. Vamos a tabela e as fotos:

BH: 26000
UBERLÂNDIA: 15000
PETRÓPOLIS: 3000
RIO DE JANEIRO: 15000
VOLTA REDONDA: 3000
VILA VELHA: 1000

Lembrando que essas são as cidades onde há um número oficial, dezenas de outros municípios tiveram protestos marcados.

Protesto em Belo Horizonte / By Globo News

Protesto na praia de Copacabana / By G1
SÃO PAULO
Calma caro leitor, eu não faltei as aulas de Geografia, sei que São Paulo está na região Sudeste. Mas, quando se trata de antipetismo os paulistas são um caso a parte, o número de manifestantes e cidades mostram isso:

PRESIDENTE PRUDENTE: 5000
JAU: 1500
BAURU: 12000
TUPÃ: 1500
MARÍLIA: 2000
SÃO CARLOS: 1300
CATANDUVA: 1200
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO: 11000
BOTUCATU: 1000
JUNDIAÍ: 5000
TAUBATÉ: 1200

Entre outras dezenas de cidades que não consegui levantar números oficias. Agora as belíssimas imagens:
Protesto em Santos / By Camila Perry de Paula

Protesto em Indaiatuba / By Jan Tominik
Protesto em Sorocaba / By Andrea Couto Teixeira
Protesto em Itatiba / By Monica Alves

E com mais um justo destaque eis a imagem que entrará para a história, os mais de 1 milhão de pessoas na Avenida Paulista contra o PT:

Av Paulista / By Folha de SP
A RESPOSTA DO GOVERNO
E no mesmo dia das manifestações o governo veio a público manifestar-se sobre o ocorrido. Dilminha logicamente não apareceu. Mas, mandou dois de seus 39 ministros para conversarem com os jornalistas. Assistam e tirem suas próprias conclusões:


RESPOSTA DO POVO
E não demorou muito para os brasileiros se manifestarem sobre o discurso dos Ministros, em diversas capitais e até algumas cidades do interior foram registrados novos "panelaços". Parece estar virando moda:


CONCLUSÃO
Como disse o fantástico historiador Marco Antônio Villa: "o dia 15 de março entrará para a história como o começo do fim do lulopetismo". Novos protestos já estão marcados, desta vez para o dia 12 de Abril, convoco todos a comparecerem nas suas cidades, isso se o governo Dilma chegar até lá...

TWITTER: https://twitter.com/Rafael_Ciati
FACEBOOK: https://www.facebook.com/blografaelciati
YOUTUBE: https://www.youtube.com/user/blogdorafaelciati

CONTATO
rafael_ciati@hotmail.com
https://www.facebook.com/rafael.ciati

Nenhum comentário:

Postar um comentário