sexta-feira, 13 de março de 2015

"Pátria educadora", será mesmo?

No dia primeiro de Janeiro a presidente Dilma Rousseff assumiu seu segundo mandato. Em seu discurso no Congresso para os parlamentares (e também para o povo, obviamente)  a mandatária anunciou o novo lema de seu governo, que será "Brasil, Pátria Educadora". A presidente completou dizendo:
Ao bradarmos ‘Brasil, pátria educadora’ estamos dizendo que a educação será a prioridade das prioridades, mas também que devemos buscar, em todas as ações do governo, um sentido formador, uma prática cidadã, um compromisso de ética e sentimento republicano”
O discurso sem dúvida é muito bonito, nobre. Mas, será que prática o governo está tratando educação como prioridade? Veremos a seguir algumas atitudes desse governo que foram numa direção totalmente contrária ao novo lema.

A primeira atitude do governo com relação ao referido tema foi o corte de 7 BILHÕES  do Ministério da Educação, foi disparado o que sofreu mais corte de orçamento. Agora vem a indagação sem resposta: é possível um governo que coloca a educação como prioridade cortar um valor gigantesco de sua verba esperar que a educação melhore no pais nos próximos quatro anos? Não sei porque, mas acho muito difícil.

Mas infelizmente o show de incoerência não para por ai. Os estudantes que dependem do FIES devem saber disso melhor do ninguém, já que muitos sequer conseguiram renovar seu contrato, devido a problemas no site. Para piorar, o governo atrasou os pagamentos do ano passado as universidades, que entraram na justiça contra o MEC para receberem o repasse. Inclusive, a 5ª Vara da Justiça Federal, no DF, determinou que o Ministério da Educação tem 10 dias para fixar uma data onde serão feitos os depósitos referentes a Dezembro de 2014.

O PT já enganou à todos quanto aos direitos trabalhistas, juros, gasolina e energia elétrica. Agora nos engana mais uma vez usando um "lema" de governo que abrange um tema muito importante e válido, mas na prática, caminha exatamente na direção contrária ao que teoricamente escolheu como prioridade.
LINKS
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2015/01/educacao-e-o-ministerio-que-mais-perde-com-cortes-do-governo.html

http://www.brasil.gov.br/governo/2015/01/dilma-toma-posse-e-anuncia-lema-do-novo-governo-201cbrasil-patria-educadora201d

http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/03/justica-da-10-dias-para-mec-fixar-data-de-repasses-do-fies-referentes-2014.html

http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/03/mais-de-80-de-novos-universitarios-podem-ficar-sem-fies-diz-consultoria.html

TWITTER: https://twitter.com/Rafael_Ciati
FACEBOOK: https://www.facebook.com/blografaelciati
YOUTUBE: https://www.youtube.com/user/blogdorafaelciati

CONTATO
rafael_ciati@hotmail.com
https://www.facebook.com/rafael.ciati

Nenhum comentário:

Postar um comentário