sexta-feira, 31 de outubro de 2014

FALANDO SOBRE #09 - Resultado das Eleições


Eu e Rafael Rodrigues comentando de forma bem descontraída e divertida o resultado das eleições 2014.

Se gostou do vídeo clique em "gostei" e favorite o vídeo para ajudar na divulgação. Senão é inscrito no canal inscreva-se!!! Compartilhe também nas suas redes sociais para nos ajudar!!!

Se não gostou, sinta-se à vontade para nos criticar e usar as boas e velhas ofensas dos petralhas: coxinha, reacionário, fascista e por aí vai.



ACESSE
https://www.youtube.com/user/blogdorafaelciati
www.blogdorafaelciati.dihitt.com

CONTATO
rafael_ciati@hotmail.com
https://www.facebook.com/rafael.ciati

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Viva o Congresso!! O Brasil não vai virar Venezuela!!!

Ainda há vergonha na cara nos políticos desse país! Ontem (28/10/2014) a Câmara  do Deputados votou em Brasília o decreto bolivariano 8.243, e para bem geral da nação e o sustentamento do estado democrático de direito votaram NÃO!!!

Foi a primeira derrota da desgraçada Dilma em seu novo mandato, e por sinal uma estrondosa derrota. Isso é uma prévia do que está por vir nos próximos quatro anos. Hoje é a vez do senado, julgando-se a partir do resultado na Câmara eu já posso afirmar que o decreto bolivariano 8.243 ESTÁ DERRUBADO!!!


POSTAGENS SOBRE O DECRETO 
http://www.blogdorafaelciati.blogspot.com.br/search/label/Bolivarianismo


NOTÍCIAS
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/10/1540016-camara-derruba-decreto-de-conselhos-populares-e-impoe-1-derrota-a-dilma-apos-reeleicao.shtml?cmpid=%22facefolha%22 

http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/10/camara-derruba-decreto-sobre-conselhos-populares.html

http://oglobo.globo.com/brasil/camara-derruba-decreto-de-dilma-que-regulamenta-os-conselhos-populares-14390651

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/dois-dias-depois-da-eleicao-camara-derruba-decreto-bolivariano-de-dilma

http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,camara-derruba-decreto-de-conselho-popular-de-dilma,1584579

http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/camara-derruba-decreto-e-impoe-derrota-a-dilma-apos-reeleicao,355028afae859410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

http://www.folhapolitica.org/2014/10/camara-aprova-projeto-que-derruba.html

http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?id=1509776

ACESSE
https://www.youtube.com/user/blogdorafaelciati
www.blogdorafaelciati.dihitt.com

CONTATO
rafael_ciati@hotmail.com
https://www.facebook.com/rafael.ciati

terça-feira, 28 de outubro de 2014

O PT e a tal "democratização" do que já é democrático

Ontem (27/10/2014), o presidente nacional do PT, o senhor Rui Falcão, deu sua primeira entrevista pós-eleição. Nela, foi de vez escancarado os maquiavélicos planos do partido dos trabalhadores para os próximos quatro anos com relação a liberdade de imprensa:
"Vamos continuar insistindo para a regulação da mídia; é uma das mais importantes ao lado da reforma política"

Sobre a democratização dos meios de comunicação, que não afeta a mídia impressa, a Constituição prevê em seu artigo 220 a mais ampla liberdade de expressão do pensamento. Agora, o mesmo item que trata da comunicação social proíbe a existência de oligopólios e monopólios na comunicação

Vamos continuar insistindo para regulamentar a Constituição."
Só o PT é capaz de usar "democracia", "regulação" e "liberdade" no mesmo raciocínio. A grande questão é: como que um partido que se diz defensor da liberdade de impressão algumas linhas depois fala em regulamentar os meios de comunicação? Se já vivemos numa teórica democracia é por que temos imprensa livre, então porque precisamos democratiza-la? Que diabos é "democratização" dos meios de comunicação?

E não é de hoje que o Partido dos Trabalhadores almeja a tal "democratização" do que já um princípio básico da democracia. No 14º Encontro Nacional do PT realizado em São Paulo nos dias 2 e 3 de Maio desse ano foi lançado no site oficial do partido um documento que contém as diretrizes do programa de governo para a reeleição de Dilma, que contém a seguinte frase:

A democratização da sociedade brasileira exige que todas e todos possam exercer plenamente a mais ampla e irrestrita liberdade de expressão, o que passa pela regulação dos meios de comunicação impedindo práticas monopolistas sem que isso implique em qualquer forma de censura, limitação ou controle de conteúdos.
Mais uma vez uma vez eles falam em "liberdade irrestrita de expressão" (no documento estava em negrito em também), mas que só pode ser atingida através da "regulação dos meios de comunicação". Realmente não dá pra entender a lógica petista.

Talvez um bela exemplo de como irá funcionar tudo isso é entrevista de Dilma ao Jornal da Record, que quando perguntada sobre a derrota de lavada no estado mais rico e importante da nação, São Paulo, respondeu com aparente irritação a jornalista: "Você deveria me perguntar sobre vitória no Nordeste".

Historicamente o Brasil é pais que não se relaciona muito bem com a liberdade de imprensa, o Estado Novo e o Regime Militar mostram isso. Mas a história recente também aponta isso. Em 2003, quando o PT assumiu o nosso pais ocupava a posição 71° do ranking de liberdade de imprensa, doze anos depois o Brasil despencou para a 108° posição. Aqui também é 8º lugar mais perigoso para um jornalista trabalhar no mundo, só perdendo para países em guerra ou dominados pelo narcotráfico. E o Brasil é país que mais censura conteúdo na internet em todo o mundo.

Mas aí você que é uma pessoa informada já deve ter ouvido petistas que outros países extremamente democráticos já regulam os meio de comunicação. O que é verdade, mas você só esqueceu que esses países não são governados pelo PT.

DIRETRIZES DE GOVERNO DO PT
https://www.pt.org.br/wp-content/uploads/2014/05/DIRETRIZES-PROGRAMA-DE-GOVERNO-DILMA-PRESIDENTE-20141.pdf

RANKING DE LIBERDADE DE EXPRESSÃO
http://en.rsf.org/




LINKS
http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/falcao-ve-prioridade-na-regularizacao-da-midia/

http://g1.globo.com/sao-paulo/eleicoes/2014/noticia/2014/10/rui-falcao-diz-que-pt-prioriza-reforma-politica-e-democratizacao-da-midia.html

http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2014-10/pt-defende-reforma-politica-e-regulacao-da-midia-como-prioritarias

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/05/1461043-dilma-diz-ao-pt-que-fara-regulacao-da-midia.shtml

http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,o-pt-e-a-regulacao-da-midia-imp-,1514002

http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2014/08/brasil-e-o-8-pais-mais-perigoso-para-jornalistas-segundo-comite.html

ACESSE

https://www.youtube.com/user/blogdorafaelciati

www.blogdorafaelciati.dihitt.com


CONTATO

rafael_ciati@hotmail.com
https://www.facebook.com/rafael.ciati

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Análise das Eleições 2014

É... não é desta maneira que queria começar este texto pós-eleição. A única coisa que irei comentar sobre a vitória de Dilma (ou derrota de Aécio, escolha seu ponto de vista) é que ela foi legítima; porém, não foi moral. O PT proporcionou a campanha mais suja da história, com calúnia, difamação, injúria e mentiras, muitas mentiras. O Partido dos Trabalhadores usou a tática do medo, e deu certo.

Eu poderia falar que a culpa é dos nordestinos que votaram nela por causa do Bolsa Família, poderia dizer que ferraram o país pela quinta vez (uma com Collor, duas com o Lula e agora duas com Dilma), poderia querer separar São Paulo do resto do país, mas não vou dizer nada disso. A única coisa que falo é: Obrigado Nordeste!!!


Enfim... vamos falar do que realmente interessa! A imagem acima mostra o resultado final da eleição, Dilma com 51,64% e Aécio com 48,64 dos votos válidos (excluindo brancos e nulos). Brancos e nulos somam 6,34% do eleitorado total. O número mais preocupante é o de abstenções, 21,1% de todo o eleitorado, representando mais de 30 milhões de votos que poderiam ter mudado o resultado da eleição. Esse número talvez mostre o desinteresse do brasileiro com a política, a ponto de sequer exercer seu direito e dever de cidadão num estado democrático de direito (por enquanto). Lamentável.


Já o estado mais rico e importante da nação que tenho muito orgulho de morar deu a maior votação da história o PSDB quando se trata de eleições presidenciais, junte isso a reeleição de Alckmin em meio a maior crise hídrica da história e a esmagadora vitória de Serra para o senado e você verá que aqui o PT jamais entrará. Viva São Paulo!!!


Aqui começa o problema. Dilma conseguiu ganhar até mesmo na terra de Aécio, onde ele fez uma verdadeira transformação no estado e conseguiu leva-lo a ter a melhor educação do ensino fundamental do pais e a melhor saúde do Sudeste. Mesmo com tudo isso seu candidato para o governo de minas perdeu a eleição e ele ficou atrás da petista nos dois turnos. 

Um dos motivos pra isso é que o mineiro é um ser tradicionalmente meio "confuso", deixa pra decidir o voto na última hora. Em 2010 Dilma e Anastasia (candidato do Aécio) ganharam nas Minas Gerais, já em 2014 o candidato tucano não conseguiu emplacar e a petista ganhou novamente.

O que pode explicar isso é escândalo dos Correios, que colocaram carteiros para entregar o material de campanha petista e não enviaram o de Aécio para o sindicato que seria responsável por distribuir o material pessedebista em todo o interior do estado.


É com muito orgulho que mostro o resultado da minha cidade; onde o número de ausentes, brancos e nulos foi abaixo da média nacional e principalmente onde Aécio teve uma votação estrondosa!!! Arrisco a dizer que proporcionalmente foi a maior vitória do tucano, só no exterior que ele talvez tenha tido uma votação maior.

Isso se deve há 14 maravilhosos anos de gestão do PSDB, que assumiu a cidade em crise e a tornou a sétima melhor do Brasil para se morar, segundo FGV. Viva Lençóis!!!

E AGORA ???
O dúvida de todos é em torno do que irá acontecer com o país nos próximos quatro anos. Independente do candidato a herança maldita deixada pela atual gestão irá atordoar a vida de todos os brasileiros. Espere uma inflação nas alturas, empregos desaparecendo, impostos e juros aumentando. Por isso o aconselho: poupe cada centavo que puder, irá precisar.

O que preocupa mais me preocupa nem é a questão econômica. O que me deixa atordoado é o decreto bolivariano, é o STF ser deves tomado por ministros indicados pelo PT, é esse tal plebiscito, é o "controle social da mídia" que senhor Rui Falcão tanto almeja. A minha preocupação deveria ser a mesma de todos brasleiros: a manutenção da democracia neste país.

IMPEACHMENT ???
Quase que imediatamente após a vitória de Dilma as redes sociais começaram a ferver em torno da criação de um movimento a favor do Impeachment de Dilma. Manifestações já estão marcadas para 1 de Novembro em São Paulo e Rio de Janeiro.

O pedido de impeachment é legal é legítimo, principalmente se a delação feita for Yousseff tiver sua veracidade confirmada (o próprio doleiro diz que tem provas...). De qualquer forma existem outras razões para enquadrar a Dilma na lei, a compra de Pasadena, os empréstimos a países estrangeiros feitos pelo BNDES, o decreto bolivariano e o plebiscito golpista já são mais do que motivos pra isso.  

Sinceramente não acredito que alguém da oposição irá entrar com o pedido de Impeachment logo de cara, irão esperar o resultado das investigações ou que surja no Brasil um movimento comparável as Diretas Já ou algo do gênero para tomarem atitude. Acho difícil, mas não custa torcer.

ÚLTIMA OPÇÃO
Mas é importante lembrar que eles sempre estarão à serviço do Brasil.

MANIFESTAÇÕES MARCADAS PARA 1 DE NOVEMBRO
14:00h São Paulo - Av. Paulista - frente ao Masp
14:00h Rio de Janeiro - Assembléia Ligislativa
14:00h Minas Gerais - BH - na Praça Sete
14:00h Espirito Santo - na UFES
14:00h Goiás - Goiania -Praça Dr. Pedro Ludovico
14:00h Porto Alegre - Parcão (frente ao moinho)
14:00h Teresina - Igreja São Benedito
14:00h Brasília - Esplanada dos Ministérios
14:00h Fortaleza - Dragão do Mar
14:00h Curitiba - Praça Santos Andrade
14:00h Limeira - Praça D. José de Barros
14:00h Valinhos - Próximo a Rodoviária
14:00h Jundiai - Em frente ao Parque da Uva


ACESSE
https://www.youtube.com/user/blogdorafaelciati
www.blogdorafaelciati.dihitt.com
CONTATO
rafael_ciati@hotmail.com
https://www.facebook.com/rafael.ciati

 PARA REFLETIR...

sábado, 25 de outubro de 2014

NÃO VOTE #07 - Dilma Rousseff e PT

Olá jovens! Hoje é véspera da eleição e um dia após o sensacional debate da Globo (que pra variar o Aécio ganhou). Sendo assim não há momento mais oportuno do que esse para finalizarmos nossa consagrada saga pré-eleitoral. Hoje trago para vocês a última edição do "NÃO VOTE" falando sobre a atual presidente do país: Dilma Rousseff.

Nesta saga eu costumo apresentar o candidato e depois enumerar os motivos para não votar nele. Primeiro que todos já conhecem a candidata em questão, segundo que os motivos para não vota nessa senhora são tantos que poderia escrever um novo capítulo da Bíblia, terceiro hoje começa minha maratona de vestibulares, sendo assim não tenho muito tempo pra perder com essas coisas.

O motivo que irei citar talvez seja o mais importante de todos e o menos conhecido por todos. Durante muito tempo acharam que ele não passava de uma "lenda", mas alguns anos depois descobriu-se e provou-se sua existência e principalmente seu perverso plano para toda a América. Você que ainda não sabe do que estou falando e lhe digo: FORO DE SÃO PAULO.

O Foro de São Paulo foi criado em 1990 por Lula e Fidel Castro, com o intuito de "resgatar o que foi perdido no leste europeu", como próprio Lula disse na reunião de 2005. Até pouco tempo esse discurso estava na biblioteca oficial da Presidência no site do Planalto, misteriosamente fui acessa-lo para posta-lo aqui ele não estava mais lá, estranho... Mas isso não é o problema, o Lula em outra ocasião definiu muito bem o Foro de São Paulo:
Foro de São Paulo é a mais vasta organização política que já existiu na América Latina e, sem dúvida, uma das maiores do mundo. Dele participam todos os governantes esquerdistas do continente. Mas não é uma organização de esquerda como outra qualquer. Ele reúne mais de uma centena de partidos legais e várias organizações criminosas ligadas ao narcotráfico e à indústria dos sequestros, como as Farc e o MIR chileno, todas empenhadas numa articulação estratégica comum e na busca de vantagens mútuas. Nunca se viu, no mundo, em escala tão gigantesca, uma convivência tão íntima, tão persistente, tão organizada e tão duradoura entre a política e o crime.
Esta organização criminosa funciona como um Congresso B em toda a América Latina, eles ajudam seus partidos filiados a assumirem o comando de seus respectivos países democraticamente para aos poucos dominarem todo o Cone Sul, o deixando assim como era o tal leste europeu citado por Lula.

Outro agravante é que ninguém sabe de onde vem o dinheiro para financia-lo, se parte dos países que tem partidos filiados no poder (o que seria inconstitucional) ou se parte de dinheiro ilegal, sujo, provido do crime, assim como Lula disse.

Por fim, deixarei alguns links que contém textos e vídeos falando sobre o câncer do Brasil e da América Latina e peço que amanhã votem em candidatos que não compactuem com a ilegalidade, com o crime.

SITE OFICIAL DO FORO 

LINKS

htt//www.averdadesufocada.com/index.php/foro-de-so-paulo-especial-102

http://midiainversa.org/marina-silva-o-plano-b-do-foro-de-sao-paulo-denuncia-aos-brasileiros/

http://www.midiasemmascara.org/mediawatch/noticiasfaltantes/foro-de-sao-paulo.html

http://www.vanguardapopular.com.br/portal/noticias/182-farc-e-foro-de-sao-paulo-a-verdade-vem-a-tona-lula-nao-sabia-de-nada



ACESSE

https://www.youtube.com/user/blogdorafaelciati

www.blogdorafaelciati.dihitt.com



CONTATO

rafael_ciati@hotmail.com
https://www.facebook.com/rafael.ciati

sábado, 18 de outubro de 2014

Na calada da noite Dilma edita MP para conter divulgação de escândalos da Petrobras

Hoje não irei comentar o histórico embate entre Dilma e Aécio no SBT. A única coisa que posso falar é que o PT foi pego pela própria armadilha. Veio para este segundo turno apostando no discurso do ódio, do medo e da mentira. Se deu mal.

Mas, hoje irei falar de um assunto mais importante que um debate presidencial. Na última segunda-feira (13/08/2014) na calada da noite a dona Dilma editou uma Medida Provisória que na teoria "reorganiza as classes da Carreira Policial Federal, fixa a remuneração dos cargos que as integram e dá outras providências." Mas, agentes federais e pessoas que "entendem do assunto" dizem que na prática o intuito está longe de ser esse.

Na prática a MP tira o antigo desejo dos agentes da PF de disporem do mesmo espaço dos delegados no poder de condução e investigação dos inquéritos, e a "sacanagem" está justamente aí. Além de não atender os anseios dos agentes federais a medida provisória dá poderes quase que supremos aos delegados para conduzirem os inquéritos e investigações, e aí está outra "sacanagem". Você deve estar pensando: que diferença faz quem investiga e conduz os inquéritos? A diferença é que de acordo com esta mesma MP os delegados da PF são cargos comissionados, ou seja escolhidos pelo presidente da República.

Eu imagino que você deve ter posto o tico e teco pra funcionar e deve ter outra indagação: "Mas porque a dona Dilma edita uma MP dessas na calada da noite e ainda por cima bem durante o 2° das eleições? A resposta é muito simples: O PT quer dar uma segurada nos vazamentos sobre os escândalos de corrupção da Petrobras. Isso é evidente! 

Com as investigações e inquéritos nas mãos de delegados investigados por eles é mesma coisa que colocar o PT pra investigar seus próprios escândalos de corrupção. É algo absurdo! Inconstitucional! Bem a cara do PT...

MP NA ÍNTEGRA
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Mpv/mpv657.htm


LINKS
https://br.noticias.yahoo.com/blogs/claudio-tognolli/exclusivo-leia-a-medida-provisoria-pela-qual-dilma-023400431.html

http://www.alvarodias.com.br/2014/10/dilma-edita-medida-provisoria-para-enquadrar-policia-federal-e-evitar-novos-vazamentos-de-escandalos/ 
 
http://www.folhapolitica.org/2014/10/dilma-edita-medida-provisoria-para.html

http://www.diariodopoder.com.br/noticias/dilma-publica-mp-com-agrados-a-delegados-da-policia-federal/

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/10/1532203-dilma-assina-medida-provisoria-pro-delegados-e-cria-problema-com-agentes-da-pf.shtml

ACESSE
https://www.youtube.com/user/blogdorafaelciati
www.blogdorafaelciati.dihitt.com

CONTATO
rafael_ciati@hotmail.com
https://www.facebook.com/rafael.ciati

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

O teste de DNA do Bolsa Família

O primeiro debate no 2º turno dos candidatos à presidência da República entre Dilma e Aécio teve uma repercussão acima da esperada, foi o assunto mais comentado no mundo pelas redes sociais e deu excelentes 9 pontos de audiência a TV Bandeirantes.  

De uma forma geral, o comentário que pode ser feito por mim e por qualquer outro que acompanhou o debate é que o candidato tucano ganhou de lavada o embate, mostrando-se ser o mais articulado e preparado para ser o presidente do Brasil nos próximos 4 anos.

Mas, para o post de hoje eu gostaria de me atentar a um tema muito discutido pelos dois candidatos: o Bolsa Família. A verdade é que por um momento chegou a parecer o famoso "Teste de DNA", do Programa do Ratinho, os dois não se cansaram de discutir quem é o progenitor do maior programa social da história do país (na ótica petista, claro). 

Aécio defende que o Bolsa Família é a junção dos programas sociais criados pelo PSDB no segundo mandato de FHC. Já Dilma diz que não há uma relação entre o programa teoricamente criado no governo petista e os outros mecanismos de distribuição de renda do governo Fernando Henrique, que no seu tempo "só" 5 milhões de pessoas eram beneficiadas e hoje são de 50 milhões. Mas afinal de contas, quem é o pai? A imagem abaixo responderá a pergunta:


Como podem ver, o Aécio Neves falou a verdade, o Bolsa Família é sim a unificação de quatro programas sociais criados por Fernando Henrique Cardoso em seu segundo mandato. Quanto a amplitude dos programas sociais Dilma também está correta, até o parágrafo seguinte.
  
Dona Dilma se esquece de todo o contexto da época. O PSDB assumiu o governo em 1995, quando a inflação anual era de 916%. Graças ao plano real criado por FHC no ano anterior que a economia conseguiu se estabilizar e os trabalhares saberem quanto iam receber no final de mês e em que moeda. Esse sim é o maior programa social de todos os tempos, que deu estabilidade econômica a TODOS os brasileiros, sem exceção.

E em 2002 o PT assumiu o governo com ideia do "Fome Zero", aquele que pretendia montar cozinhas ambulantes e distribuir pratos de comida nas regiões mais pobres do país. Que por sinal, do ponto de vista logístico é uma ideia muito simples de executada. Tão simples que em 2004, aconselhado por Marconi Perillo, governador tucano de Goiás, Lula resolve unificar os programas sociais existentes e o criar Bolsa Família, como ele mesmo disse:


Com o teste de paternidade devidamente feito, aproveito o texto para dar minha opinião sobre o Bolsa Família e qualquer outro programa social. Serei simples e objetivo, como de costume.

Não é distribuindo esmolas governamentais em troca de votos que se extingue a miséria em um país. Não é repartindo a pouca riqueza existente que se administra a pobreza. A única maneira de extinguir a miséria e tornar os cidadãos independentes do governo para se sustentarem é através  do melhor programa social de todos, o emprego. Como diria Ronald Reagan...



ACESSE
https://www.youtube.com/user/blogdorafaelciati
www.blogdorafaelciati.dihitt.com

CONTATO
rafael_ciati@hotmail.com
https://www.facebook.com/rafael.ciati

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Você Fiscal - Fiscalize a Eleição do 2º turno

Ainda estamos há algumas semanas do 2º turno das eleições para presidente da República, ainda têm muito "sangue a jorrar" entre Dilma/PT e Aécio/PSDB. Mas, as inúmeras e principalmente suspeitas falhas nas urnas apresentadas nessa eleições (em outras também) me fazem desde já alerta-los sobre a importância que você eleitor têm na fiscalização do processo eleitoral. Pois acredite, não é normal você digitar 45 na urna e não aparecer a foto do Aécio, ou aparecer voto em branco/nulo, e o pior: aparecer o 13 no lugar do 45.

Por isso venho divulgar o site "Você Fiscal", que nessas eleições vem trabalhando massivamente para conscientizar os eleitores da importância de fiscalizar o processo eleitoral como um todo. Para entender melhor acesse o site logo abaixo. E para despertar seu interesse irei transcrever, ou melhor, colar a "Carta aberta ao leitor" presente no site para você conhece-lo melhor:
Caro(a) eleitor(a),

Você sabe o que acontece com o seu voto depois da votação?

Há 17 anos, dependemos da votação eletrônica. Há 2 anos, ela foi comprovada insegura. Este ano, com seu apoio, vamos fazer algo a respeito!

O projeto Você Fiscal, que foi viabilizado pela sociedade civil por financiamento coletivo pelo Catarse (mais de mil pessoas doaram R$ 65.540,00), vai permitir aos brasileiros fiscalizar a votação eletrônica pela primeira vez na história.

O que precisa ser feito é: chegar na seção eleitoral pouco antes das 17h, quando acaba a votação, tirar fotos do Boletim de Urna (BU) e enviá-las à nossa equipe pelo bu@vocefiscal.org ou pelo nosso aplicativo http://bit.ly/vocefiscal-app. (Confira os links com mais informação e instruções ao final desta carta.)

Essa iniciativa, do professor de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Diego Aranha, do empreendedor digital Helder Ribeiro e de todos os que contribuíram para o projeto se concretizar, tem o objetivo de exigir mais transparência na votação eletrônica brasileira e colocar na mão do eleitor o poder de fiscalizá-la.

Desde a adoção das urnas eletrônicas, em 1996, vigora dentro do país, com ampla aceitação, a narrativa oficial de que a votação brasileira é extremamente segura e confiável.

Em 2012, a equipe coordenada pelo professor Diego Aranha, então na UnB, venceu os testes públicos organizados pelo próprio TSE, revelando falhas que permitem revelar quem votou em quem e, pior, alterar o resultado das eleições.

Desde então, o professor passou a defender que é urgente e necessário haver mais transparência na votação eletrônica brasileira — uma vez que o mesmo órgão (o TSE) regulamenta, executa e julga todo o processo, sem que haja auditoria externa efetiva da sociedade.

A decisão de buscar apoio da sociedade civil para viabilizar o Você Fiscal veio no início de junho, pouco antes da abertura da Copa do Mundo 2014, quando o TSE divulgou que não realizaria testes públicos antes destas eleições.

Apartidário e independente, o Você Fiscal defende que o sistema brasileiro de votação seja livremente auditável pela sociedade, com software e hardware abertos e produção de registro físico — anônimo — do voto, o que não implica em violação do sigilo e ainda permite auditoria e recontagem independentes.

Ao contrário de todos os outros países que adotam votação eletrônica, o sistema brasileiro é o único do mundo onde classes inteiras de fraudes ainda são, por projeto, indetectáveis, por não haver uma trilha (por exemplo, em papel, além do registro digital) de evidências independentes com a qual comparar o resultado.

O Você Fiscal não resolve os problemas estruturais do sistema brasileiro de votação, mas é um passo importante e concreto da sociedade civil de tomar consciência da fragilidade dos alicerces digitais da democracia, se perceber dona e responsável pelo processo eleitoral, tomar ações concretas para exigir transparência em uma parte do processo onde ela já foi conquistada (a disponibilização pública do BU) e não se calar até que a transparência e a prestação de contas à sociedade se estenda a toda a regulamentação, implementação, execução e julgamento das eleições. Dê este passo conosco!



ACESSE

https://www.youtube.com/user/blogdorafaelciati

www.blogdorafaelciati.dihitt.com



CONTATO

rafael_ciati@hotmail.com
https://www.facebook.com/rafael.ciati