segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Análise das Eleições 2014

É... não é desta maneira que queria começar este texto pós-eleição. A única coisa que irei comentar sobre a vitória de Dilma (ou derrota de Aécio, escolha seu ponto de vista) é que ela foi legítima; porém, não foi moral. O PT proporcionou a campanha mais suja da história, com calúnia, difamação, injúria e mentiras, muitas mentiras. O Partido dos Trabalhadores usou a tática do medo, e deu certo.

Eu poderia falar que a culpa é dos nordestinos que votaram nela por causa do Bolsa Família, poderia dizer que ferraram o país pela quinta vez (uma com Collor, duas com o Lula e agora duas com Dilma), poderia querer separar São Paulo do resto do país, mas não vou dizer nada disso. A única coisa que falo é: Obrigado Nordeste!!!


Enfim... vamos falar do que realmente interessa! A imagem acima mostra o resultado final da eleição, Dilma com 51,64% e Aécio com 48,64 dos votos válidos (excluindo brancos e nulos). Brancos e nulos somam 6,34% do eleitorado total. O número mais preocupante é o de abstenções, 21,1% de todo o eleitorado, representando mais de 30 milhões de votos que poderiam ter mudado o resultado da eleição. Esse número talvez mostre o desinteresse do brasileiro com a política, a ponto de sequer exercer seu direito e dever de cidadão num estado democrático de direito (por enquanto). Lamentável.


Já o estado mais rico e importante da nação que tenho muito orgulho de morar deu a maior votação da história o PSDB quando se trata de eleições presidenciais, junte isso a reeleição de Alckmin em meio a maior crise hídrica da história e a esmagadora vitória de Serra para o senado e você verá que aqui o PT jamais entrará. Viva São Paulo!!!


Aqui começa o problema. Dilma conseguiu ganhar até mesmo na terra de Aécio, onde ele fez uma verdadeira transformação no estado e conseguiu leva-lo a ter a melhor educação do ensino fundamental do pais e a melhor saúde do Sudeste. Mesmo com tudo isso seu candidato para o governo de minas perdeu a eleição e ele ficou atrás da petista nos dois turnos. 

Um dos motivos pra isso é que o mineiro é um ser tradicionalmente meio "confuso", deixa pra decidir o voto na última hora. Em 2010 Dilma e Anastasia (candidato do Aécio) ganharam nas Minas Gerais, já em 2014 o candidato tucano não conseguiu emplacar e a petista ganhou novamente.

O que pode explicar isso é escândalo dos Correios, que colocaram carteiros para entregar o material de campanha petista e não enviaram o de Aécio para o sindicato que seria responsável por distribuir o material pessedebista em todo o interior do estado.


É com muito orgulho que mostro o resultado da minha cidade; onde o número de ausentes, brancos e nulos foi abaixo da média nacional e principalmente onde Aécio teve uma votação estrondosa!!! Arrisco a dizer que proporcionalmente foi a maior vitória do tucano, só no exterior que ele talvez tenha tido uma votação maior.

Isso se deve há 14 maravilhosos anos de gestão do PSDB, que assumiu a cidade em crise e a tornou a sétima melhor do Brasil para se morar, segundo FGV. Viva Lençóis!!!

E AGORA ???
O dúvida de todos é em torno do que irá acontecer com o país nos próximos quatro anos. Independente do candidato a herança maldita deixada pela atual gestão irá atordoar a vida de todos os brasileiros. Espere uma inflação nas alturas, empregos desaparecendo, impostos e juros aumentando. Por isso o aconselho: poupe cada centavo que puder, irá precisar.

O que preocupa mais me preocupa nem é a questão econômica. O que me deixa atordoado é o decreto bolivariano, é o STF ser deves tomado por ministros indicados pelo PT, é esse tal plebiscito, é o "controle social da mídia" que senhor Rui Falcão tanto almeja. A minha preocupação deveria ser a mesma de todos brasleiros: a manutenção da democracia neste país.

IMPEACHMENT ???
Quase que imediatamente após a vitória de Dilma as redes sociais começaram a ferver em torno da criação de um movimento a favor do Impeachment de Dilma. Manifestações já estão marcadas para 1 de Novembro em São Paulo e Rio de Janeiro.

O pedido de impeachment é legal é legítimo, principalmente se a delação feita for Yousseff tiver sua veracidade confirmada (o próprio doleiro diz que tem provas...). De qualquer forma existem outras razões para enquadrar a Dilma na lei, a compra de Pasadena, os empréstimos a países estrangeiros feitos pelo BNDES, o decreto bolivariano e o plebiscito golpista já são mais do que motivos pra isso.  

Sinceramente não acredito que alguém da oposição irá entrar com o pedido de Impeachment logo de cara, irão esperar o resultado das investigações ou que surja no Brasil um movimento comparável as Diretas Já ou algo do gênero para tomarem atitude. Acho difícil, mas não custa torcer.

ÚLTIMA OPÇÃO
Mas é importante lembrar que eles sempre estarão à serviço do Brasil.

MANIFESTAÇÕES MARCADAS PARA 1 DE NOVEMBRO
14:00h São Paulo - Av. Paulista - frente ao Masp
14:00h Rio de Janeiro - Assembléia Ligislativa
14:00h Minas Gerais - BH - na Praça Sete
14:00h Espirito Santo - na UFES
14:00h Goiás - Goiania -Praça Dr. Pedro Ludovico
14:00h Porto Alegre - Parcão (frente ao moinho)
14:00h Teresina - Igreja São Benedito
14:00h Brasília - Esplanada dos Ministérios
14:00h Fortaleza - Dragão do Mar
14:00h Curitiba - Praça Santos Andrade
14:00h Limeira - Praça D. José de Barros
14:00h Valinhos - Próximo a Rodoviária
14:00h Jundiai - Em frente ao Parque da Uva


ACESSE
https://www.youtube.com/user/blogdorafaelciati
www.blogdorafaelciati.dihitt.com
CONTATO
rafael_ciati@hotmail.com
https://www.facebook.com/rafael.ciati

 PARA REFLETIR...

Nenhum comentário:

Postar um comentário