sábado, 16 de agosto de 2014

FAB não encontra gravação na caixa-preta do jato de Campos - SUSPEITO


Já se passaram alguns dias da trágica morte do candidato a presidência da República Eduardo Campos,e como ainda não temos uma definição de quem será o substituto (provavelmente Marina Silva) seguiremos falando sobre o acidente em si.

A informação da vez é de que a FAB não encontrou a gravação na caixa-preta do jato de Campos que poderia apontar qual o real motivo do acidente. Leiam a notícia do site G1  na íntegra :

"A Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pela investigação do acidente aéreo que causou a morte do presidenciável do PSB, Eduardo Campos, informou nesta sexta-feira (15) que já foram extraídas e analisadas por quatro técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) as duas horas de áudio da caixa-preta do jato que conduzia o ex-governador pernambucano para o litoral paulista. Segundo a FAB, a gravação da caixa-preta do avião com prefixo PR-AFA não é do voo de Campos.


Com a queda do avião, na última quarta-feira (13), morreram, além do candidato do PSB, quatro assessores de campanha e os dois pilotos do jato. Confome o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a liberação dos corpos pelo Instituto Médico Legal (IML) deve ocorrer neste sábado (16).
Em nota, a Força Aérea afirmou que, até o momento, não é possível determinar a data dos diálogos registrados na caixa-preta encontrada em Santos, em razão de o equipamento não arquivar esse tipo de informação.

'As razões pelas quais o áudio obtido não corresponde ao voo serão apuradas durante o processo de investigação', advertiu o comunicado da FAB.

Além da caixa-preta da aeronave, a Força Aérea disse que investigará alguns fatores relacionados aos pilotos do jato em que estava Eduardo Campos, como se eles haviam voado por mais horas seguidas do que a lei permite, documentação, exames recentes que foram apresentados, entre outros. Além disso, durante a investigação do acidente aéreo serão ouvidos familiares dos pilotos para apurar se os profissionais passavam por problemas pessoais.

A análise da caixa-preta da aeronave começou nesta quinta, após o equipamento ser levado de Santos para Brasília. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão vinculado à FAB, apura as causas do acidente".

Eu achei no mínimo SUSPEITO. Vale lembrar que essas caixas-pretas são feitas para suportar impactos fortíssimos e temperaturas altíssimas, então o acidente em si não serve de desculpa para as gravações terem simplesmente "sumido".

 E gostaria chamar atenção para uma informação da notícia, leiam novamente:

 "As razões pelas quais o áudio obtido não corresponde ao voo serão apuradas durante o processo de investigação"

A palavrinha "investigação" não recebeu um destaque a toa . Gostaria de lembrar que há cerca de três meses a dona Dilma sancionou uma lei que torna a investigação de acidentes aéreos sigilosa, leiam abaixo um trecho da PL 12.970:

Art. 88-L.  A autoridade Sipaer, ou a quem esta delegar, poderá decidir sobre a conveniência de divulgar, sem prejuízo à prevenção de acidentes e às previsões legais, informações relativas às investigações Sipaer em andamento e às respectivas fontes Sipaer.

TRADUZINDO
O Sipaer (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) será o responsável por divulgar qualquer informação sobre a investigação de acidentes aeronáuticos, e terão o poder de decidir quando é conveniente divulgar. 

A lei em si é absurda, e um acidente envolvendo um presidencial as vésperas da eleição juntamente com o fato da FAB dizer que não encontrou nada na caixa-preta do avião torna tudo no mínimo SUSPEITO.

DEIXANDO CLARO
Eu não estou fazendo afirmações, criando teorias conspiratórias ou acusando alguém. Simplesmente estou dando a MINHA interpretação sobre os FATOS. Por enquanto prefiro acreditar que ocorreu um erro na caixa-preta e ela não registrou o áudio, e prefiro acreditar também que a principal causa da queda foi o péssimo tempo na cidade de Santos.  Lembrem-se, eu disse que tudo é muito SUSPEITO, somente isso.


LINKS
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L12970.htm

http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/morte-de-eduardo-campos/noticia/2014/08/fab-diz-que-gravacao-da-caixa-preta-de-jato-nao-era-do-voo-de-campos.html

ACESSE
https://www.youtube.com/user/blogdorafaelciati
www.blogdorafaelciati.dihitt.com
@Rafael_Ciati
 
CONTATO

 rafael_ciati@hotmail.com
https://www.facebook.com/rafael.ciati 

2 comentários:

  1. Rafael, muita coisa não bate nessa história, a começar pelo estrago feito, pareceu mais uma explosão de botijão de gás, nenhuma vítima em terra, mesmo caindo de bico as asas se desprenderiam e causariam um estrago enorme, cavaram uma enorme cratera no local e nada, estilhaços pouco se vê.
    Não sou adepto da teoria da conspiração, mas tem coisa muito errada nesse negócio.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Caro Rafael, parabéns pelo site, sua suspeita é pertinente, porém, a lei NÃO PROÍBE divulgar detalhes sobre a investigação. Saiba que toda autoridade investigadora pode decidir se é conveniente ou não divulgar fatos ou detalhes de sua investigação. A divulgação de certas informações pode justamente trazer prejuízos à investigação e beneficiar os infratores. O andamento de uma investigação ou os procedimentos desta devem ser preservados ou informados posteriormente à conclusão da mesma.

    ResponderExcluir