sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Virou baixaria!

Na penúltima quarta-feira (23/07/2014), o Ministério das Relações Exteriores brasileiro soltou uma nota oficial onde se posiciona sobre conflito entre Palestina e Israel, vejamos:

"Ministério das Relações Exteriores
Assessoria de Imprensa do Gabinete

Nota nº 168
23 de julho de 2014

Conflito entre Israel e Palestina
O Governo brasileiro considera inaceitável a escalada da violência entre Israel e Palestina. 

Condenamos energicamente o uso desproporcional da força por Israel na Faixa de Gaza, do qual resultou elevado número de vítimas civis, incluindo mulheres e crianças.
O Governo brasileiro reitera seu chamado a um imediato cessar-fogo entre as partes.
Diante da gravidade da situação, o Governo brasileiro votou favoravelmente a resolução do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas sobre o tema, adotada no dia de hoje.
Além disso, o Embaixador do Brasil em Tel Aviv foi chamado a Brasília para consultas".

Já ouviram o ditado que "em boca fachada não entra mosca"? Então, é mais ou menos isso. O Brasil historicamente é um país que sempre fica em cima do muro quanto a questões diplomáticas (FHC para exemplificar e personificar), nunca deu um parecer claro com o seu posicionamento sobre questões como essa. Mas convenhamos, se for pra se posicionar desse jeito era melhor ter ficado calado.

Pra quem ainda não entendeu o quanto absurda é essa nota do governo brasileiro, vamos dar uma contextualizada. Israel é a única democracia do oriente médio; está muito a frente dos outros países quando se trata de tecnologia; só pra ter uma ideia, de 1980 a 2000 foram registradas quase 8000 patentes registradas em Israel. Já a Palestina vive em uma ditadura, controlada pelo grupo terrorista HAMAS. Aí eu te pergunto: Você prefere ficar do lado de uma democracia ou de um grupo terrorista? A resposta é óbvia, menos para o PT.

O governo israelense não aceitou a crítica calado, o porta-voz do Ministério das Relações exteriores, Yigal Palmor, disse:

"Israel manifesta o seu desapontamento com a decisão do governo do Brasil de retirar seu embaixador para consultas. Esta decisão não reflete o nível das relações entre os países e ignora o direito de Israel de se defender. Tais medidas não contribuem para promover a calma e estabilidade na região. Em vez disso, elas fornecem suporte ao terrorismo, e, naturalmente, afetam a capacidade do Brasil de exercer influência. Israel espera o apoio de seus amigos na luta contra o Hamas, que é reconhecido como uma organização terrorista por muitos países ao redor do mundo. Isso é uma demonstração infeliz de por que o Brasil, um gigante econômico e cultural, continua um anão diplomático"

O Brasil não satisfeito em ser chamado de anão diplomático convocou novamente o Ministério das Relações Exteriores, dessa vez o próprio Ministro -  Luiz Alberto Figueiredo - contra rebateu as críticas israelenses:

"Eu quero dizer que o governo brasileiro não usa termos que desqualifiquem governos de países amigos. Portanto, eu não tenho como comentar isso. Eu só posso dizer que o Brasil é um país que vive há 140 anos em paz com seus vizinhos. Isso é uma construção bastante elaborada. É um país que sabe construir em torno de si amizades e, quando nós falamos nas Nações Unidas, somos ouvidos. Portanto, é isso que eu posso dizer".

E o governo israelense não perdeu a oportunidade de novamente responder as "acusações" do governo brasileiro, Yigal Palmer depois de chamar o Brasil de anão "diplomático" soltou mais uma declaração recheada de ironia e provocação:

"A resposta de Israel é perfeitamente proporcional de acordo com a lei internacional. Isso não é futebol. No futebol, quando um jogo termina em empate, você acha proporcional e quando é 7 a 1 é desproporcional. Lamento dizer, mas não é assim na vida real e sob a lei internacional."

MINHA OPINIÃO
Como dito em alguns parágrafos acima o Brasil nunca foi um referência diplomática. Países como Estados Unidos, França, Reino Unido, Canadá, Japão e Austrália, referências diplomáticas e democráticas consideram o Hamas um grupo terrorista. Já o Brasil em vez de se posicionar ao lado desses países preferiu dizer: "Condenamos energicamente o uso desproporcional da força por Israel na Faixa de Gaza, do qual resultou elevado número de vítimas civis, incluindo mulheres e crianças".


As respostas dadas por Israel só ajudam a confirmar a premissa de que o Brasil sempre foi um país inexpressivo diplomaticamente, um "anão diplomático". A única coisa que condeno na parte de Israel foi ter falado que "desproporcional é perder de 7 a1", essa afirmação pouco acrescentou ao "debate" (tá mais pra barraco) diplomático entre os dois países, nesse ponto Israel baixou o nível, deveria se preocupar em exterminar de vez a ameaça do Hamas, e não em bater boca com o Brasil.

 SOBRE O CONFLITO
Esse post foi destino a falar sobre os atritos diplomáticos entre Brasil e Israel. Mas, esse atritos só aconteceram graças ao contexto de guerra vivido no Oriente Médio, uma guerra entre Israel e o Hamas. O problema é que a mídia de uma forma geral não entende que Israel está combatendo um grupo terrorista que tomou o poder à força na Palestina, nesse momento a guerra não é entre dois povos, e sim entre um estado democrático, e um grupo terrorista que quer destruir esse estado democrático. Mas, isso será assunto para um outro post.

LINKS
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/07/brasil-chama-de-inaceitavel-violencia-em-gaza-e-convoca-embaixador.html 

 http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/07/israel-lamenta-decisao-do-brasil-de-convocar-embaixador-em-tel-aviv.html

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2014-07-24/israel-chama-brasil-de-anao-diplomatico-apos-criticas-a-ofensiva-contra-gaza.html

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2014/07/governo-brasileiro-rebate-criticas-de-israel-sobre-nota-do-itamaraty.html

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2014/07/24/porta-voz-israelense-ironiza-brasil-e-diz-que-desproporcional-e-levar-7-a-1.htm

ACESSE
https://www.youtube.com/user/blogdorafaelciati
www.blogdorafaelciati.dihitt.com
@Rafael_Ciati
 
CONTATO

 rafael_ciati@hotmail.com
https://www.facebook.com/rafael.ciati 

Nenhum comentário:

Postar um comentário