Já faz algum tempo que escrevi um texto falando sobre (e principalmente criticando) o programa "Mais Médicos" do governo federal, aquele que trouxe mais de 10 mil médicos cubanos na tentativa de resolver o problema da saúde no Brasil. Alguns meses depois, parece que minha premissa era verdadeira: Eles não resolveram problema nenhum e a saúde continua ruim.
Para piorar o quadro apresentado acima, logo após a publicação do meu texto, tornou-se público que os médicos não passariam pelo Revalida (algo inconcebível) e que só receberiam 3 dos 10 mil que o governo brasileiro está pagando, os outros 7 mil iriam para a Ilha de Fidel.
E agora, a própria mídia cubana (controlado pelo governo, obviamente) começa a divulgar os valores já lucrados com toda essa patifaria. Segundo o site "CUBANET", a ilha das maravilhas já arrecadou 700 MILHÕES DE DÓLARES só com os médicos que vieram ao Brasil. E se juntar o valor dos que estão em outros países o montante passa dos 8 BILHÕES DE DÓLARES. Leiam a notícia traduzida (by Google Tradutor) na íntegra:
"De agosto de 2013 a data de Cuba já arrecadou US $ 700 milhões do Governo do Brasil através do programa Mais Médicos, que presta cuidados de saúde a este país através do acordo mútuo de ambas as partes.
Estes dados foram liberados através de The Economist, em um artigo refletindo o impacto econômico das exportações de serviços para o Governo de Cuba.
Atualmente 11.456 doutores da ilha distribuídos por 2.700 cidades, que permanecem no país durante 2015, com a assinatura de uma extensão do programa de um ano de trabalho no Brasil.
Como observado por negócios diários, mais médicos cresceu a partir dos protestos que ocorreram no Brasil em junho de 2013 para exigir uma melhoria na qualidade dos serviços públicos, especialmente na área da saúde.
Para cada médico, o Estado brasileiro desembolsa uma quantia de US $ 4.500 por mês, que são processadas através da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que por sua vez é responsável por fazer os pagamentos a Cuba, menos de 5% desse montante em honorários. Depois de receber o dinheiro, Cuba está em causa dividido em duas partes: o salário de um médico (1.245 dólares) e em segundo lugar que ocupa no governo (o resto).
A Economist observa que a possibilidade de que Cuba exportou o seu potencial humano de saúde é devido ao alto índice de médicos no país (440.000 população de 11 milhões), que continua sendo um dos mais altos níveis do mundo e uma das cartas apresentação do governo de Raul Castro internacionalmente.
No entanto, esse número não afeta diretamente a população da ilha, e desde 2008 reduziu o número de médicos que trabalham no país para enviar para outros lugares e, assim, entrar grandes quantidades.
A este respeito, Cuba assinará 8.200 bilião dólares este ano, graças aos profissionais de saúde que as exportações para um total de 66 países e distribuídos 50.000 médicos nesses programas, metade deles na Venezuela. Na maioria desses países, lembra o economista cubanos têm salários mais baixos do que os médicos locais em suas mesmas posições e o Governo de Cuba fica com uma percentagem muito elevada do que pagar por eles".
São 700 milhões de dólares que poderiam ser investidos na reforma, ampliação e construção de novos hospitais e postos de saúde, em mais remédios de graça para a população, em mais mutirões de saúde, em mais cirurgias de graça pelo SUS e também em mais médicos.
O problema é que os "intelectuais" que temos no comando do nossos país não perceberam que saúde não se faz só com médicos, poderíamos ter um médico por habitante, mas se esses médicos não tiveram toda uma infraestrutura para trabalhar as pessoas continuarão morrendo na porta dos hospitais sem serem sequer atendidos.
A grande verdade é que a petezada só criou esse programa para financiar a ditadura dos seus "companheiros" as custas do povo brasileiro.
LINK DA NOTÍCIA
http://www.cubanet.org/blogs/the-economist-en-un-ano-cuba-gano-700-millones-con-sus-medicos-en-brasil/
ACESSE
https://www.youtube.com/user/blogdorafaelciati
www.blogdorafaelciati.dihitt.com
@Rafael_Ciati
CONTATO
rafael_ciati@hotmail.com
https://www.facebook.com/rafael.ciati
Nenhum comentário:
Postar um comentário